Alisma (Echinodorus grandiflorus) Altivo, solitário e orgulhoso. Postura séria, aparência aristocrática, O sorriso é forçado e o olhar não consegue esconder a tristeza. A musculatura costuma ser tensa. É inteligente, tem conhecimento, mas não consegue transmitir aos outros. Por sua rigidez mental, costuma desenvolver artroses e artrites. Signo – aquário. A essência traz flexibilidade e alegria; libera as águas estagnadas (choro), abrindo o chakra cardíaco. Trata o excesso de orgulho que endurece o coração. Promove a integração com o outro, como igual.
Centaurea (Centaurea cyanus) Muda de humor facilmente. Inseguro, ingênuo e instável, não confia em sua sabedoria interior. Costuma ser inteligente, falante; parece bem informado e tem múltiplos interesses, mas não concretiza. A instabilidade mental pode provocar problemas de aprendizado e outras disfunções de coordenação motora. Signo – gêmeos. A essência desenvolve o equilíbrio entre Ying e Yang. Harmoniza os hemisférios cerebrais. Promove a escuta interior, aguçando a intuição. Confere sabedoria e um contato maior consigo mesmo (Eu Superior) e com a natureza em todos aspectos.
Centaury (Erythraea centaurium) Não sabe dizer não. É sempre explorado por sua boa vontade. Vive para ajudar os outros, mas sofre calado. Sacrifica-se por própria vontade e não se valoriza. Costuma ter problemas de pele como manchas e erupções por raiva reprimida, eczemas de dificil cura (demonstração da ferida interna que carrega e/ou problemas de fígado, bilis, digestão). Signo – virgem. A essência desperta a força do EU, a vontade de vencer sua submissão aos outros e a seus sentimentos como o medo de não ser amado. O reconhecimento das próprias necessidades e do próprio valor.
Chicória (Cichorium intybus) Super-protetor, acolhe e cuida de todos, correndo o risco de oprimir e sufocar. Manipulador, possessivo, mas indulgente consigo mesmo. Muito apegado aos seus, ressente-se quando não recebe carinho e atenção. Forte personalidade. Pode apresentar problemas do feminino como miomas uterinos, cistos ovarianos, alterações hormonais e, nos homens, prostatites. Constipação crônica pelo apego. Signo – escorpião. A essência ensina a doar sem ter pena de si ou cobrar por isso. Promove a libertação e o desapego material e sentimental. Ensina a não sufocar os seus, nem impedir que cresçam e vivam a própria vida. Ajuda a lidar com as próprias carências. Dissolve as mágoas e ciúmes.
Clematis (Clematis vitalba) Personalidade sonhadora; pensamento distante; escassa a atenção ao que acontece a sua volta. Olhar vago, desligado. Imaginativo, artístico, romântico, mas desajeitado na vida cotidiana; não realiza seus dons criativos. Não sofre de solidão, pois gosta de estar só. Devido a sua sensibilidade pode ter os órgãos dos sentidos afetados, como problemas visuais e/ou auditivos. Inversão do bioritmo. Dores de cabeça. Pode ter problemas na pineal. Signo – cancer. A essência age no “ânimo lunar”, fazendo ressurgir o interesse pela vida, especialmente ancorando os mais sonhadores no aqui e agora. Auxilia na exteriorização e concretização de idéias e dons criativos.
Cravina (Dianthus chinensis) Confuso, sempre indeciso sobre qual decisão tomar. Ora calado, ora muito falante. Humor instável, medos internos. Inseguro, tem medo de SER. Muitas vezes hipocondríacos. Dores de cabeça, especialmente na nuca (chakra coordenador). Tonturas, labirintites, estômago – ponto fraco: enjôo por movimento de barco, carro, avião, etc. Crises de irritabilidade consigo mesmo por não conseguir se definir. Signo – libra. A essência traz equilíbrio entre recepção e ação. Propicia centramento, consciência e conseqüente posicionamento perante pessoas dominadoras e situações dificeis. Trata tonturas, desorientação, dores de cabeça. Fortalece e direciona a vontade e a coragem para a tomada de decisões.
Echium (Echiun vulgare) Parado, apático, custa a tomar decisões. Desânimo perante as dificuldades. Depressivo, triste, sem luz. Costuma achar a vida muito dificel. A tristeza pode comprometer o pulmão e toda a área cardíaca. A depressão mental paralisa o corpo, pelo amargor, podendo somatizar no fígado, vesícula, área digestiva em processos lentos e crônicos. Anemias e problemas de circulação. Signo – touro. A essência traz a vibração da energia de luz que é o próprio espírito. Conecta com a essência divina da qual viemos. Transmuta e purifica vibra-ções grosseiras formadas por pensamentos e sentimentos negativos. Tira da escuridão onde se encontra a pessoa que perdeu a fé. Devolve a “garra” de luta pela vida aos que se encontram enfermos.
Eclipta (Eclipta alba) o brincalhão, que esconde os sentimentos demonstrando alegria que não é autêntica. Gosta de estar rodeado de pessoas; a solidão é angustiante, pois não consegue se confrontar. É muito carente (mas não demonstra), e necessita de muito afeto. Necessita ser “o bonzinho”. Fará de tudo só para viver em paz. Hiper-sensível, pode desenvolver alergias como renites e bronquites, dependência de álcool, fumo e drogas, decorrentes do vazio que sente. Signo – sagitário. A essência promove o olhar para dentro de si mesmo, reconhecendo os confitos e resgatando, sem medos, sua verdadeira essência: o ser real que pode mostrar-se como é. Cura a alma ator-mentada por seus próprios venenos em forma de sentimentos negados. Traz o EU SOU à tona.
Impaciens (Impatiens balsamina) Apressado, impaciente, tudo tem que ser feito imediatamente. Implacável com a familia, amigos e subalternos. Age impetuosamente, sem pensar, muito ativo. É autêntico. Fala o que pensa. Não guarda rancores. No fisico: dores de cabeça, estômago (área muito afetada porque o calor da cabeça, sua congestão, acaba se manifestando como gastrite, azia, etc). Pés, especialmente o calcanhar. Dermatoses de fundo nervoso. Signo – áries. A essência trabalha o ritmo próprio e do outro. Combate febres, dores de cabeça e cólicas menstruais. Transmuta a impaciência e irritabilidade em delicadeza, compaixão e amabilidade.
Paz Serena (Parkinsonia aculeata) Pessoa com muito terror. Medo pelos seus. Exagerado e dramático em relação aos fatos. Medo de se entregar às pessoas e ao mundo. Muitas vezes é falante e barulhento. Fisicamente:
pelo temor exagerado da doença, pode tornar-se hipocondríaco. Pesadelos noturnos, colite, diarréia ou constipação, todo o sistema digestivo. Hemorragias, anemias e outros problemas sanguíneos. Epistaxes (sangramento nasal). Signo – peixes. A essência traz a paz e a serenidade para a alma atormentada por profundos medos, cuja origem, muitas vezes, é inconsciente. Mobiliza o herói que existe dentro de cada um, eliminando o medo de ser, medo de agir e outros medos que impedem o crescimento e o trabalho da alma. Afasta o terror que gera negatividade e egoismo.
Verbasco (Verbascum thapsus) Para a personalidade tímida, receosa, muito sensível e que sente medo do enfrentamento dos problemas terrenos. Prefere calar-se a ter de enfrentar os “poderosos”. Age sempre corretamente para evitar as críticas. É suscetível a cacoetes, distúrbios digestivos, especialmente em nível de intestino. Psoríase, problemas renais, medo de doenças. Pode tornar-se hipocondríaco. Signo – capricórnio. A essência traz coragem e maior conexão com seu EU Superior. Alinhamento e escuta interna na tomada das próprias decisões. Ensina a lidar com sua sensibilidade. Trata do amor próprio e da auto-aceitação.
Verbena (Verbena brasiliensis) Entusiasta, idealista e por vezes fanático. Tenso e nervoso, reage irado quando as coisas não progridem conforme o desejado. Inconformado com as injustiças, parece (e muitas vezes está) estressado e insatisfeito. Necessita ser o centro, aquele que dirige e conduz. Constuma desenvolver tensões e dores musculares, especialmente nos ombros, pescoço e nas costas. Tiques nervosos e manias como “ritualismo patológico”. Dores de cabeça, dores nos olhos, hipertensão, disritmia, infarto. Signo – Leão. A essência ensina como harmonizar as energias, a fim de usá-las com maior cuidado. O respeito pela opinião do outro e por seu espaço. Flexibilidade e relaxamento. Capacidade de ver as coisas em um contexto mais amplo. Transmuta o fanatismo em sadio entusiasmo.